Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Heráldica do Brasão
Início do conteúdo da página

HERÁLDICA DO BRASÃO

Acessos: 1373

Descrição Heráldica do DOM da B Adm/ C O Esp


   Escudo português em campo negro, contorneado de ouro. Chefe filetado de dourado, cortado de vermelho e de azul por cotica de ouro.
  Sobre o chefe repousa, em caracteres brancos filetados de ouro, a designação da OM: “B ADM/ C O ESP”.
  Sobreposto ao campo principal, um escudete triangular cinza; carregado, no coração, com o símbolo de “Base Administrativa” em vermelho.

 

Interpretação Heráldica do DOM da B Adm/ C O Esp


   As cores vermelho (goles) e azul-celeste (blau) do chefe do escudo, quando apresentadas em justaposição, revivem o esplendor dos uniformes que assinalaram nossos feitos d’armas desde os tempos coloniais e, por isso, representam, heraldicamente, o Exército Brasileiro, denotando, respectivamente: vitória com sangue e lealdade.
  A prata (argento) simboliza, dentre outros significados heráldicos, a firmeza de propósitos e a obediência, que são virtudes inerentes dos integrantes das Bases Administrativas. No brasão, este metal está representado pelo cinza-aço, cor que, no Exército, remete também ao Material Bélico.
  O dourado (jalne) simboliza a nobreza, marcando esta característica indelével daqueles apoiam um Comando de Oficial General.
  O negro (sable) dentre outras mensagens destaca o silêncio, o sigilo, a firmeza, a dor e a morte, justamente, as características das operações especiais, bem como seus resultados infringidos ao inimigo.
  O triângulo representa depósito de pessoal ou material, motivo pelo qual adorna o brasão da base que apoia o Comando de Operações Especiais.
  As duas penas são oriundas do símbolo da antiga Qualificação Militar de Burocrata, motivo pelo qual representa o apoio administrativo proporcionado pela Base ao Comando. O sabre, que representa o Exército, compõe a figura; esta apresenta-
se na cor vermelha apenas por questões de padronização das Normas das Insígnias.

 

Fim do conteúdo da página